O número de delitos cometidos por menores infratores tem crescido a cada ano, com graus cada vez mais elevados de violência. A impunidade e a precária ressocialização dos mesmos contribui para o aumento das estatísticas. Embora No entanto, colocar mais pessoas na cadeia e cada vez mais jovens, resolveria?
(Este é) O perfil do menor infrator de acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)(:), 96% é do sexo masculino, 90% não concluirão concluíram o ensino fundamental, 6% são analfabetos, 60% negros, 86% usuários de drogas. O perfil do menor infrator sem dúvida relata que em sua maioria são vítimas da pobreza, criminalidade, da ausência familiar e do descaso do governo.
No Brasil, 70% dos ex-presidiários voltam ao crime, sendo a prisão mais uma graduação criminosa do que um órgão de ressocialização do indivíduo. As penitenciárias Brasileiras atuais estão em estado de calamidade e caos, presídios superlotados, em condições sub-humanas.
(Ao) Invés de oferecer cadeia cada vez mais cedo as às pessoas, o estado deveria investir preventivamente em mais projetos sociais, educacionais, oportunidades de emprego, melhores qualidades sociais social principalmente em lugares mais pobres com alto índice de analfabetismo e violência. Projetos como os dos CIEPS de Leonel Brizola na década de 80 no Rio de Janeiro, que vislumbrava um ensino de qualidade e integral principalmente para crianças carentes, deveriam ser aprimorados e postos em prática.
De acordo com a constituição brasileira é direito de todo ser humano ser tratado com dignidade e respeito, ainda que tenham cometido algum crime. Enjaular crianças ou adolescente não seria uma forma digna e respeitosa para quem não teve oportunidade de escolha.
Diante desses fatos, cadeia com certeza não seria a solução para menores infratores, lotar cada vez mais os presídios não daria uma expectativa de vida melhor. Mas sim uma integração social entre Estado, família e todos os cidadães cidadãos fazendo do jovem uma responsabilidade social.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção ao uso devido de advérbios, à concordância verbal, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão na estrutura das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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