Redução da maioridade penal e os jovens infratores - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 07/04/2015

Status:

Corrigida
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   A questão sobre a aprovação da constitucionalidade do projeto de lei que visa reduzir a maioridade penal de 18 para 16 (anos) tem gerado acalorados debates na opinião pública nacional. De um lado, sustenta-se que a redução da maioridade penal é totalmente absurda, pois os jovens não são capazes de discernir o que é certo e o que é errado. De outro, defende-se que é necessária essa redução, e que irá diminuir consideravelmente a violência do país. A partir de distintas opiniões, é necessário ressaltar ressalta-se que certamente é necessária a redução, mesmo não sendo a solução para a diminuição do índice de violência. 
   Apesar dos jovens são serem a maioria no mundo do crime, os índices estão aumentando a cada ano, e a explicação para esse fato é que muitos jovens não temem praticar crimes, porque sabem que não haverão haverá punições severas e que nada os prejudicará posteriormente, sendo assim, (são cada vez mais) influenciados cada vez mais. Com a redução da maioridade penal, muitos desses jovens pensarão duas vezes antes de cometer um crime, pois esses sabem que agora poderão ser presos.
  Além disso, aos 16 anos, os jovens já são capazes de tomarem decisões conscientes e são suficientemente maduros, sendo assim, todo jovem indiciado por cometer um crime, (é) capaz de responder por seus atos.
  Porém, só a diminuição da maioridade penal, não fará diminuir os índices de violência significativamente. É necessário, em prioridade, aumentar a qualidade de da educação em nosso país, para a formação de um cidadão digno e honesto. Além disso, o investimento no sistema carcerário, uma ressocialização do jovem infrator e a cooperação da sociedade, para a formação dos jovens de hoje, é muito importante. É preciso que haja mudança, para que as crianças de hoje não sejam os infratores de amanhã.

Comentários do corretor


Atenção à coesão, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível explorar melhor as informações da coletânea, para tornar o texto mais crítico.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente