Menos punição e mais ação.* - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 07/04/2015

Status:

Corrigida
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Tem se discutido muito Muito se discute recentemente sobre a redução da maioridade penal, que atualmente é de 18 anos, reduzindo-a para os 16 anos acabaria com a violência? (,) Que é o principal foco da ideia. (?)

            Diminuindo a maioridade penal os crimes continuariam a acontecer e com a mesma frequência, pois, o jovem aos 16 anos não é capaz de se responsabilizar por seus atos, por viverem em uma sociedade competitiva e sem condições de lazer para o jovem.

Atualmente os traficantes aliciam os jovens menores de 18 ao para o mundo do crime pelo fato de serem menores de idade, caso a maioridade seja reduzida eles passariam a usar as crianças. A partir dos 12 anos, qualquer adolescente é responsabilizado pelo ato cometido, mais mas de uma forma com que(,) quando ele saia (,) esteja está preparado para voltar a à vida em sociedade e que quando cumpra a penitencia não volte a repetir o ato inflacionário infracionário, (.) essa responsabilização é executada prevista pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

            Dado o exposto, percebe-se que a violência não será solucionada com a culpabilizacao e punição, mais mas sim com uma grande reforma na sociedade, começando pela educação. Como disse o grande pensador Pitágoras: “Eduquem as crianças para que não seja necessário punir os adultos”, neste sentido se o Estado oferecer uma educacão de qualidade para as crianças, quando chegarem na fase adulta nao se tornarão adultos que infrinjam a lei e passarão a ser sujeitos críticos cientes de seus direitos e deveres da sociedade a qual pertencem.

 

Comentários do corretor


*Não se usa ponto final em título.

Atenção à grafia correta das palavras, ao uso de preposições, ao emprego de letras maiúsculas e minúsculas e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio mais crítico, com uso de informações expostas na coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente