Tem se discutido muito Muito se discute recentemente sobre a redução da maioridade penal, que atualmente é de 18 anos, reduzindo-a para os 16 anos acabaria com a violência? (,) Que é o principal foco da ideia. (?)
Diminuindo a maioridade penal os crimes continuariam a acontecer e com a mesma frequência, pois, o jovem aos 16 anos não é capaz de se responsabilizar por seus atos, por viverem em uma sociedade competitiva e sem condições de lazer para o jovem.
Atualmente os traficantes aliciam os jovens menores de 18 ao para o mundo do crime pelo fato de serem menores de idade, caso a maioridade seja reduzida eles passariam a usar as crianças. A partir dos 12 anos, qualquer adolescente é responsabilizado pelo ato cometido, mais mas de uma forma com que(,) quando ele saia (,) esteja está preparado para voltar a à vida em sociedade e que quando cumpra a penitencia não volte a repetir o ato inflacionário infracionário, (.) essa responsabilização é executada prevista pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Dado o exposto, percebe-se que a violência não será solucionada com a culpabilizacao e punição, mais mas sim com uma grande reforma na sociedade, começando pela educação. Como disse o grande pensador Pitágoras: “Eduquem as crianças para que não seja necessário punir os adultos”, neste sentido se o Estado oferecer uma educacão de qualidade para as crianças, quando chegarem na fase adulta nao se tornarão adultos que infrinjam a lei e passarão a ser sujeitos críticos cientes de seus direitos e deveres da sociedade a qual pertencem.
Comentários do corretor
*Não se usa ponto final em título.
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso de preposições, ao emprego de letras maiúsculas e minúsculas e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio mais crítico, com uso de informações expostas na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |