Atualmente, no Brasil, muito se tem debatido a cerca acerca da redução da maioridade penal. Esse debate é gerado partindo de vários fatores determinantes na vida de um adolescente, entre eles, fatores educacionais, familiares, sociais e educativos.
Tendo em vista que vivemos na sétima potência do mundo(,) na qual, os índices de violência são relativamente grandes(,) a dúvida gerada seria se a redução da maioridade penal influenciaria de fato na redução nos dos índices de violência na sociedade brasileira. Além disso, teses comprovam que o número de menores infratores vem crescendo a cada ano, diante disso, a aplicação desse projeto de lei, reduziria os índices de criminalidade entre os jovens.
Entretanto, há quem seja contra a redução(,) alegando que um adolescente ainda não tem sua consciência mental formada e que um ambiente carcerário acabaria influenciando e afetando psicologicamente o menor, dificultando logo após a sua reinserção na sociedade.
Logo, percebe-se que esse assunto divide opiniões contra e a favor, no entanto, se esse projeto for aprovado(,) acarretará na diminuição da criminalidade entre os jovens, mas para que isso dê certo serão necessárias diversas mudanças, começando pela instituição familiar e escolar investindo nos ensinamentos e na educação desde a infância, também o governo investindo em fazer melhorias nos sistemas carcerários do nosso país(,) tornando-os mais seguros, monitorados e com oportunidades de ressocialização.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso devido de preposições e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto a argumentação pode ser trabalhada de forma mais crítica, com uso de elementos disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |