No final de março foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. O projeto aguardava sua admissão há 22 anos e agora ele poderá entrar em trâmite na Câmara dos Deputados e no Senado e, consequentemente, ser votado. Porém(,) se o principal objetivo da redução for a diminuição da violência entre os jovens, a proposta deverá ser analisada cuidadosamente para decidirmos se ela de fato o fará.
Os argumentos das pessoas que são a favor da redução para os 16 anos giram em torno da questão de que se o jovem tem o direito de votar ou casar a partir dessa idade, ele também deveria responder penalmente por seus atos criminosos. Contudo, se o Brasil reduzir sua maioridade penal teremos que enfrentar outro grave problema: a superlotação e a falta de infraestrutura e segurança em muitos de nossos presídios, fatores que constantemente geram rebeliões.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Unicef já se pronunciaram contra a PEC, alegando que as penitenciárias não serão capazes de corrigir os menores infratores, pois muitos presos voltam a cometer crimes após o cumprimento de sua pena. Esses e outros órgãos defendem os sistemas de internação que efetivamente ressocializam o indíviduo na sociedade, através de escola, ensino técnico e esportes.
As pesquisas apontam que o número de jovens que são vítimas de violência em nosso país supera o número de jovens que a praticam, portanto as celas das prisões não são a solução para esse problema. O que a juventude necessita é de uma educação de qualidade, direito este garantido por lei mas que ainda é muito precário nas regiões mais violentas do Brasil. Só a educação é capaz de, a médio prazo, transformar essa realidade social e assegurar um futuro melhor para todos nós.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |