Orientar é melhor que prender - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 06/04/2015

Status:

Corrigida
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Inúmeras publicações denúncias esta estão vindo à tona nos noticiários referentes à superlotação carcerária, onde, e a maioria dos detentos são jovens entre 18 e 25 anos.

Grande parte da população brasileira afirma que sua nação sempre esta está “atrasada” em relação a outras regiões. Contudo, segundo dados da ONU apontam que uma parcela bem pequena de países, adotam um o conceito de adulto como pessoa menor de 18 anos, e o Brasil não está entre elas eles .

Definir a maioridade penal de para 16 anos é como “tapar o sol com a peneira”, uma vez que os problemas não serão solucionados e sim, modificados. Dado que antes  Atualmente, a responsabilidade dos infratores era é dividida entre a o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o sistema carcerário,  (.) se for aprovado aprovada a redução, todos os indivíduos passarão direto para as prisões, fazendo com que superlote ainda mais as celas.

Todo o sistema que cuida dos menores infratores, no papel é o melhor possível. Pois, além de garantir ao menor, proteção e auxílio, também oferece uma orientação para viver honestamente. Contudo, é necessário aplicar este estatuto e de forma correta e precisa. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto é possível organizar melhor o raciocínio para torná-lo mais crítico, informativo e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente