A redução da maioridade penal é uma proposta de lei constitucional que rege a punição criminal de adolescentes maiores de 16 anos. Jacques Rousseau, importante filósofo suíço defendia que o ser humano nasce bom, e é a sociedade que o corrompe. Dessa forma, atualmente, o que se vê é um modelo social cheio de falhas, que compromete com a má boa formação de um jovem indivíduo.
O Brasil tem a quarta maior população carcerária do planeta e um sistema prisional mal estruturado. Logo, a experiência de um adolescente na cadeia não reduz o crime e a violência, uma vez que a insatisfação do cidadão aumenta à medida que sua condição de vida diminui. Tal proporção faz-se pensar leva e crer que os efeitos da maioridade penal não é seriam a solução para acabar com a criminalidade.
Além disso, já existe uma lei em que prevê que qualquer adolescente maior de 12 anos se responsabiliza responsabilize pelos seus atos criminais, através de medidas socioeducativas. No entanto, cabe ao governo reorganizar melhor o funcionamento dessa lei, tendo assim um maior controle. A qualidade da educação brasileira também compromete na formação moral e social do jovem, uma vez que a aprendizagem é necessária para gerar oportunidades de vida.
Torna-se evidente, portanto, uma reestruturação no sistema educacional. O pedagogo Paulo Freire propôs uma educação politizadora, formando indivíduos conscientes quanto à vida em sociedade. Dessa forma, com uma melhoria educacional e uma distribuição de renda, os crimes diminuirão gradualmente.
Comentários do corretor
Atenção à coerência, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural), ao uso devido de preposições e à coesão.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |