A redução da maioridade penal no Brasil tem sido questionada sobre ser ou não ser uma possível solução para a violência. A solução não pode combater as consequências sem antes combater as causas de tais acontecimentos. Quando se utiliza de artifícios violentos para finalizar a violência, não se obtém sucesso.
Em relação ao insucesso, deve-se destacar o fato de que a situação carcerária brasileira está precária no que se diz respeito a à quantidade de presos numa mesma cela, a alimentação, a infraestrutura e administração e contratação de funcionários especializados. Com a aprovação da lei sobre reduzir a maioridade penal, certamente as prisões que já estão superlotadas receberiam ainda mais pessoas para conviverem em situações ruins.
No que diz respeito ao convívio entre os presos, a redução da maioridade penal, traria para um mesmo ambiente (hostil) crianças e adultos, que embora aparentemente estejam na mesma situação por um mesmo motivo, o de cometerem um crime, devem ser vistas de maneiras diferentes. Esse convívio geraria um aprendizado oposto ao que se deseja prendendo essas pessoas. As crianças teriam como espelho adultos que cometeram crimes de um grau mais elevado do que elas. Logo, essas crianças,que já não possuem estrutura escolar, (e) familiar continuarão na vida do crime, por não encontrarem em lugar algum, oportunidades e aprendizados para serem melhores.
Desta forma, a redução da maioridade penal deve ser pensada em última estância instância, caso não se consiga combater primeiramente as causas da violência.Espera-se que o governo invista em educação, em oportunidades para estas crianças crescerem (como) cidadãos melhores. Espera-se também que o governo combata a base do problema e não as suas consequências primeiro.
Comentários do corretor
Atenção à coesão nas frases, ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor os elementos da coletânea para desenvolver um raciocínio mais crítico sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |