O A CCJ (Câmara de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou, em 2015, a lei que reduz a maioridade penal para os 16 anos. Para Keiko Ota, política e empresária, é uma medida eficaz para reduzir as infrações cometidas por adolescentes. Contudo, o mais importante são políticas mais eficientes que visem à educação em lugar de punições severas, visando, principalmente, aos jovens pobres.
Segunda a Revista Época, Cerca cerca de 0,0013% dos crimes, no Brasil, são cometidos por jovens, sendo, estes, as principais vítimas da violência, tanto física quanto psicológica. Nesse sentido, os adolescentes pobres são os mais vulneráveis para ingressar no mundo do crime, pois não possuem sistemas sociais básicos de qualidade para protegê-los, ou talvez, nem uma família bem constituída para orientá-los. Sem educação escolar e nem familiar(,) à a única* solução mais viável é entrar no mundo do crime.
Assim como o álcool, a prostituição, o fumo, as drogas e até mesmo o crime é influenciado pelos pais e amigos. Um jovem que todos os dias observa determinada ação, começará a acha-la normal, e como qualquer outra atividade normal, não haveria mal em praticá-la(,) já que as pessoas ao seu redor a praticam. Outro meio influenciador é a internet, qualquer contrabandista pode persuadí-lo ou ameaçá-lo a praticar crime, o adolescente é mais vulnerável às ameaças do que os adultos.
Nesse contexto, Keiko Ota equivocou-se quando disse: “A redução da maioridade pode ajudar a combater a criminalidade por meio de dois caminhos. A punição é o primeiro, visto que a impunidade incentiva a prática de crimes cada vez mais graves. O outro caminho é impedir que jovens de 16 anos sejam aliciados para o crime.” Dessa maneira, indaga-se: “Como a punição irá ajudar a disciplinar um jovem rebelde?” , a rebeldia não se pune reprimindo-a com repreensão, mas educando-a com educação.
Para a redução da criminalidade(,) o mais importante não é implantar certos tipos de punições, mas investir na educação. A educação é a melhor maneira de mudar os jovens e transformá-los em cidadãos contribuintes para um Brasil melhor. Portanto, o governo deveria criar novos programas sociais que induzissem- os os induzisse aos estudos ou ao esporte, criando centros educacionais eficientes com bons professores, tecnologia de ponta, e profissionais de saúde para auxiliar no crescimento individual e coletivo dos jovens.
Comentários do corretor
* Cuidado com generalizações. Há pessoas que não tiveram educação escolar e nem familiar, mas não entraram para o mundo do crime. Afirmar que é a única opção é um argumento falso. Talvez estes fatores ajudem a incentivar, mas essa afirmação categórica não pode ser feita.
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à pontuação, ao uso da crase, à concordância verbal e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |