A punição é o melhor caminho ? - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 06/04/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não é de hoje que a sociedade sofre com a criminalidade e a delinquência juvenil. Em resposta a um sentimento de impunidade, a população clama pela redução da maioridade penal, (.) uma vez que, pesquisas mostram que 93% dos paulistanos são a favor da mudança. Mas seria essa a melhor maneira de resolver tal problema?

Reduzindo Reduzir a maioridade penal, não resultaria somente no ato de “jogar” menores delinquentes no sistema carcerário brasileiro, mas também de dar vários poderes aos mesmos, como o de ter uma habilitação para dirigir, bem como o de consumir bebidas alcóolicas. Ora, se um jovem sem esse tipo de poder já é capaz de realizar tais barbaridades, o que faria então se o mesmo pudesse ter o porte legal de uma arma? Ou como agiria uma mãe, se seu filho com dezesseis anos começasse a ingerir bebidas alcoólicas, sendo que o mesmo seria amparado pela lei?*

Essa ideia é falha e primitiva, uma vez que os jovens que cometem tais crimes são(,) em sua maioria, pobres e sem acesso a educação de qualidade. Simplesmente colocá-los em cadeias, sem oferecer nenhum tipo de oportunidade(,) seria criar um regime contra as classes menos favorecidas da sociedade.

Com relação a à impunidade, seria preciso endurecer as políticas de punição aos jovens infratores, alterando o ECA a fim de conceber a crimes mais graves, punições mais severas, mas também é preciso fortalecer as políticas socioeducativas dentro e fora das Fundações Casa, visando mais oportunidade aos jovens, pois a educação sempre é o melhor caminho.

Comentários do corretor


* A mudança na maioridade penal não necessariamente levaria à autorização para dirigir e para consumir bebidas alcoólicas. Poderia abrir um precedente para esse debate, mas não seria algo automático. Maioridade penal é aquela em que se pode responder por crimes, como qualquer adulto. Outras permissões não são tratadas pelo Código Penal. Por exemplo, nos EUA, jovens de 16 anos podem dirigir, mas só podem consumir bebidas alcoólicas a partir de 21 anos de idade.

Atenção  à pontuação, ao uso da crase, à concordância verbal e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto é possível desenvolver um texto mais crítico, usando mais dados disponíveis na coletânea e atentando-se à coerência de todos os argumentos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente