O emocional que viceja em assuntos ditos polêmicos,como o caso da redução da maioridade penal,impede que o país atinja -o mais depressa possível- sua maioridade mental. As soluções no combate à violência se mostram cada (vez) mais ineficazes,e crimes de assassinatos e latrocínios são cada vez menos incomuns,açulando os nervos de uma sociedade já extenuada -o que é inconteste quanto à revolta; - mas,no que tange caminho para resolução,precisa prescindir de emoção em algum momento para a razão se fazer presente.
Em se tratando de crimes hediondos,menos de 2% têm a participação de menores e, nestes delitos,as vítimas são quase sempre também jovens.Não há como ver um Estado eficiente quanto à segurança pública,a fim de proteger a camada mais vulnerável da sociedade do crime,conforme Mapa da Violência da ONU. Se por mais não fosse,coisa muito diversa é a tentativa de imputar aos jovens a violência,quando na verdade é o Estado que não investe em inteligência,prevenção e inibição de crimes de maneira profícua.
Atrelado a isso,o ECA poderia reforçar suas políticas de ressocialização,como por exemplo,um período de internação maior do que os 3 anos atuais para os jovens que cometam crimes dolosos contra a vida. Como se vê,os problemas são diversos.Não existe uma causa una para a violência,tampouco soluções sequer amenizarão o problema.Tudo requer maturidade,o que implica num debate mais amplo e -é claro- mais adulto.
Comentários do corretor
Dê espaços entre a palavra e o traço que a segue.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |