O REAL PROBLEMA - Banco de redações


Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 06/04/2015

Status:

Corrigida
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O ensino público sempre foi alvo de diversas críticas, a grande polêmica agora gira em torno de um projeto de lei que visa mudar a grade curricular do ensino médio, caracterizando mais um retrocesso na educação brasileira. Segundo seus defensores, diminuindo as disciplinas, os alunos se sentiriam incentivados a não abandonar a vida escolar. Porém tal problema não está relacionado às matérias estudadas, mas sim pela má gestão por parte do poder público.

Observa-se em países com altos índices educacionais, como a Finlândia, por exemplo, que sua grade curricular é ainda maior que a brasileira, assim sendo, o problema não estaria nas disciplinas, uma vez que o país é referência no quesito educação, é preciso então, investigar a raiz do problema, para amenizar suas causas.

A falta de investimentos e a desvalorização dos professores são as causas reais para a desistência dos alunos, uma vez que, muitas das escolas públicas não possuem o mínimo de estruturação para garantir um ensino de qualidade e , dessa forma, os alunos não se sentem incentivados a continuar no âmbito educacional.

Não se deve perder o foco do real problema que assola a educação brasileira e desse modo, uma solução plausível, seriam maiores investimentos, a fim de garantir uma melhor estruturação, bem como políticas de incentivo a educação dentro da sociedade.

Comentários do corretor


O texto está bom, mas o tema deste mês é maioridade penal. Este texto é relativo ao tema do mês passado. Atenção à proposta vigente no mês de envio. No Enem e em outros processos seletivos, fuga ao tema zera a redação.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.0
NOTA FINAL: 0


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente