Com a aprovação da constitucionalidade da lei que visa abaixar a maioridade penal de 18 para 16 tem gerado diversas discursões discussões sobre ser pós pró ou contra. O Brasil realmente precisa dessa lei, porque existe (a) criação de quadrilhas de jovens, principalmente para o tráfico de drogas(,) já que (a) estes não serão aplicadas nenhuma pena, caso sejam presos.
Deve haver pensamentos contra, mas pensando em melhorar a lei, não tentando acabar com ela. Com 16 anos um jovem já tem consciência de seus atos, inclusive direito a voto eles possuem, então devem ser considerados conscientes de seus atos e responder a à lei como qualquer outro adulto responderia.
Para mostrar como é injusto o Brasil sem essa lei hoje imaginemos o seguinte caso: Um um jovem está traficando drogas, e um policial tenta intervir, e o de menor mata o policial. O que acontece com esse jovem? Nada. Volta a traficar depois de passar pelo conselho de menor. E a família do policial simplesmente paga.
Mas essa lei não deve trabalhar sozinha, de nada adianta criar leis punindo o resultado e não começar a prevenir a causa. Deve-se investir mais em educação, fazendo jovens se interessarem cada vez mais, fazendo diminuir a taxa de analfabetismo. Um estudo de como inserir mais esse jovens no mercado de trabalho também tem de ser feito, para que esses tenham uma renda a mais para a família e não sofram nenhum tipo de escravidão trabalhista.
Revendo essas ideias, o ideal é que está esta lei seja aprovada, mas que trabalhe junto com investimento em educação e a inserção do jovem no mercado de trabalho. Porque simplesmente fazer uma lei punindo não vai acabar com a causa da criminalidade do menor, que é a falta de oportunidade.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso da crase, ao emprego devido de maiúsculas e minúsculas e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível explorar melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |