Necessidade e dever - Banco de redações


O Brasil precisa adotar a regulação da mídia?

Enviada em: 26/11/2014

Status:

Corrigida
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A imprensa* de Gutenberg, durante a Idade Moderna, representou o início da propagação de notícias que tinham uma preocupação efetiva quanto à informação aos membros da sociedade. Entratanto, o desenvolvimento desses meios trouxe consigo a manipulação do conteúdo e o desrespeito à ética de mercado por algumas empresas, sendo necessária a regulação de tais práticas.

Em primeiro lugar, a concentração de poder por determinadas redes de comunicação é um problema que dificulta o real entendimento da situação. Chovem comentários que se opõem à discussão da regulação, pois os donos de muitas redes de televisão são políticos renomados e não seria interessante, para eles, perder monopólios e oligopólios que são suas propriedades. Com isso, o poder manipulador dessas mídias, juntamente com a sua capacidade de influenciar a sociedade, como defendido pelo sociólogo Harold Lasswell, passam a impressão de que tal atitude seria censura. Ora, se assim o fosse, estaria-se indo de encontro à democracia e aos princípios constitucionais, que, inclusive, garantem a própria diversidade na transmissão de conteúdos e de poderes mais equilibrados entre as mídias.

Além disso, a regulação da mídia poderia proporcionar uma maior participação das culturas locais na grade de programação das redes. Hábitos regionais ainda tão marginalizados e desconhecidos teriam a chance de ser mais vislumbrados no País, dada a força exercida pela mídia, considerada o quarto poder da sociedade na visão de Eric Hobsbawn. É ela quem divulga informações e é formadora de opinião, sendo o seu bom uso ético essencial à consolidação da democracia e à homeostase. O Estado, como garantidor das normas e leis, precisa funcionar como um pâncreas, regulando a concentração de açúcares (práticas sociais) no sangue por intermédio de hormônios ativadores das instituições que regulam o bom funcionamento da mídia. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa regulagem se dá pela proibição de uma mesma empresa ser dona de vários meios de comunicação ao mesmo tempo.

Diante disso, a imprensa de Gutenberg se modernizou, mas se transformou, majoritariamente, em um berçário de manipulações por grandes empresários, tornando-se necessária a sua regulamentação. Assim, o engajamento, por parte da sociedade, para a aprovação do projeto que regula o bom funcionamento da mídia, por meio de passeatas comunitárias, de palestras que discutam o problema e de campanhas em redes sociais para evidenciar essa situação, assim como a adoção da ética de mercado pelas redes televisivas, pelos jornais, pelas rádios, e pelas revistas por meio de um compromisso que proíba a formação de monopólios e oligopólios, sob sujeição a punições financeiras e judiciais, seriam boas alternativas para regular a mídia de forma efetiva.

Comentários do corretor


* A fins de contextualizar melhor o leitor, talvez seja interessante explicar que Gutenberg criou a prensa mecânica, e a partir desse momento a imprensa como um todo se modernizou, tornando possível os meios de comunicação impressos voltados para as massas. A imprensão ao usar o termo "imprensa de Gutenberg" ao invés de "prensa" pode trazer certa confusão.

Bom texto! Demonstra domínio do tema proposto, fluidez na escrita, boa pontuação e ideias em sua maioria claras, coesas e coerentes.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente