A proposta de regulação da mídia e é uma necessidade real para a imprensa brasileira. Assim como a energia, o transporte e saúde, a rádiodifusão e é um serviço que, para ser prestado com base no interesse publico, requer regras para o seu funcionamento. No caso das emissoras de rádio e TV, a existência dessas regras se mostra fundamental em função do impacto social que tem as ações dos meios de comunicação em massa.
O objetivo de determinada política reguladora não consiste em estabelecer uma prática de censura dos meios de comunicação, que tem o objetivo de impedir a livre circulação de conteúdos que possam atentar contra os interesses do grupo que o praticam, (;) designa simplesmente um conjunto de regras para disciplinar o funcionamento de uma dada atividade.
Ao estabelecer que não mais de 25% da grade de programação de uma emissora sejam ocupados com propagandas e anúncios, o Código Brasileiro de Telecomunicações está prevendo a regulação de conteúdo. A classificação indicativa dos programas, que informa a faixa etária apropriada para determinado tipo de conteúdo e em que horário ele deve ser exibido, visando à proteção da infância, também e é uma importante forma de regulação de conteúdo.
Logo, regular os meios de comunicação esta está longe de estabelecer o que as emissoras podem ou não podem dizer, mas definir regras para o seu funcionamento, de modo a coibir a formação de monopólios e oligopólios e garantir que a diversidade e pluralidade de ideias existentes no país circulem de maneira equilibrada nos meios de comunicação de massa.
Comentários do corretor
Atenção à acentuação e à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, com ideias coesas e coerentes e que trazem informação e embasamento para a discussão, feita com um olhar crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |