A partir do século XX, a mídia começou a ganhar espaço na sociedade brasileira. Com a Ditadura Militar (1964-1985), a imprensa perdeu a força e o governo passou a controlar os meios de comunicação. Porém, com a redemocratização do Brasil, a mídia voltou a ganhar forças, e hoje é o principal meio de informação para a população.
Dia após dia, aparecem nas manchetes de jornais, telejornais, dentre outros; escândalos na política, na sociedade, nos esportes, etc. A dissiminação disseminação de informações nas últimas décadas, tem aumentado acentuadamente, e a população ficado mais informada e participativa com a realidade do país.
Muitos políticos e simpatizantes, propõem que o Brasil deve adotar a regulação da mídia, proibindo com isso, a dissiminação disseminação de apenas um meio de comunicação nas rádios, Tvs, jornais. Além de proibir determinados conteúdos em canais abertos, pois estes podem incitar crianças, adolescentes e adultos a comportamentos ruins. A Presidenta da República, Dilma Rousseff(,) na candidatura a à reeleição, irformou informou que prentende discutir sobre o assunto. Opositores e contrários ao governo, críticaram criticaram a postura da presidenta, alegando que ela e o Partido dos Trabalhadores (PT), com essa atitude, estará censurando os meios de comunicação como nos anos de chumbo.
Em suma, é importante que a imprensa e o governos entrem em harmonia. A imprensa, atráves do jornalismo, telenovelas*, (deve) levar ao povo informação e conhecimento. O governo, juntamente com a sociedade, (deve) criar e aprovar leis que permitam a valorização dos meios de comunicação que levem conhecimento e cultura para a população. (;) Além de intervir na dissiminação disseminação de propagandas que possam ser nocivas a à saúde das pessoas, como por exemplo, alimentos prejudiciais, que podem trazer riscos físicos e mentais para a povo.
Comentários do corretor
* Telenovela é parte da mídia, mas não da imprensa. A imprensa é apenas aquilo que se refere à jornalismo, notícias.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso da crase e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível desenvolver uma discussão mais aprofundada e crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |