Em uma democracia é necessário que tenhamos uma mídia livre, todavia tem-se discutido a possibilidade da regulamentação da mídia brasileira, e então devemos questionar. (:) Será que uma regulamentação afetaria a democracia do nosso país. (?)
Não podemos negar que as emissoras de televisão “passam por cima” da privacidade das pessoas para conseguir uma matéria, e é claro que ninguém gosta de ver sua privacidade ser violada. É este o argumento que muitos têm utilizado para defender a regulamentação da mídia, porém há muitos outros fatores a serem analisados.
O escândalo da Petrobrás veio átona à tona através dos meios de jornalismo, e por ter ganhado grande repercussão nacional toda a população tem conhecimento, e assim pode cobrar que se investigue os fatos e os corruptos sejam punidos, (.) isso não seria possível em uma nação em que os meios de comunicação estivessem sob controle do governo.
É preciso punir todos aqueles que violem as privacidades alheias, e a constituição federal já nos garante este direito, mas a mídia deve permanecer livre para que a democracia continue viva.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, há espaço para uma argumentação e uma discussão mais aprofundada e crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |