Entre diversas ideias, conceitos e inovações apresentadas nos veículos de comunicação atuais, em diversos países vem se tornando frequente alguns questionamentos acerca da mídia e seu poder, como “Até que ponto chega a liberdade de expressão da mídia?” ou até mesmo “A partir de que momento, esta se torna uma influência negativa à sociedade?
É comum ouvirmos que a mídia é “O Quarto Poder” de uma nação. Diversos estudos realizados recentemente, apontam sua influência negativa exercida em crianças e adolescentes. Estes, expostos aos meios de comunicação desde cedo, demonstram agressividade e comportamentos precoces devido ao excessivo acesso às informações fornecidas pela mídia – como a crescente taxa de gravidez na adolescência cada vez mais comum nos dias atuais.
Atualmente, é natural observar na sociedade em que vivemos, diversas culturas serem modificadas devido aos padrões de beleza impostos pela mídia, que se aceitos, causam abrangente exclusão social aos que não possuem condições de seguir tal padrão estético. Porém, nesta mesma coercividade coercitividade impactante da mídia do século XXI, pode-se destacar a sua abrangente absorção em todos os lugares.
Governantes debatem constantemente acerca de tal polêmica. Na atual Constituição Brasileira, consta que são princípios básicos dos meios de comunicação dar preferência a finalidades educativas, culturais e informativas, e também, a garantia de respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. Sobretudo, antes de criar-se medidas e regulamentações que contenham a mídia, é necessário enfatizar que o poder da mídia pode ser utilizado em função positiva da sociedade.
A mesma mídia que leva a informação aos quatro cantos do mundo, pode levar mais que ideais estereotipados ou padrões inatingíveis, como inovações sustentáveis, valorização de culturas, preservação de costumes, promoção da paz e dos direitos humanos, e além de tudo, utilizar um veículo de comunicação como um instrumento visando o bem estar comum na sociedade.
Comentários do corretor
* Coercitividade
Atenção à pontuação, à concordância de número e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |