A regulação da mídia é um tema bastante polêmico. Os críticos alegam que seria censura, que iria tolher a liberdade de imprensa. Já quem a apoia defende que a regulação evitaria abusos dos profissionais de comunicação, além de tornar mais fácil obter o direito de resposta por quem se sentir injustiçado.
É muito importante que a imprensa de um país seja livre, porém isso não significa sem limites. Publicar notícias que prejudiquem pessoas e instituições, sem antes verificar sua veracidade, ou então utilizar-se de meios ilícitos para obter informações não pode ser permitido. Deve haver liberdade com responsabilidade. Por isso é importante criar um marco regulatório, o que não significa censura. Deve-se instituir um conjunto de direitos e obrigações para que a imprensa se mantenha dentro de limites éticos e seja punida caso os ultrapasse.
A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia. Por isso é importante evitar que a regulação se transforme em censura. Uma imprensa censurada, em que seus órgãos e profissionais temem represálias caso publiquem algo contrário aos interesses dos detentores do poder é típica de governos ditatoriais. Quando um governante tem planos de acabar com a democracia e se perpetuar no poder, uma das primeiras preocupações é censurar a imprensa, impedindo qualquer notícia que o prejudique.
Países desenvolvidos e democráticos já utilizam sistemas de regulação. O Reino Unido, por exemplo, adotou um sistema de regulação após um escândalo envolvendo escutas ilegais de políticos e celebridades por parte de jornalistas. Apesar das reclamações da imprensa, a justiça britânica aprovou. Para evitar situações como essa, é que a regulação é importante pois sem limites definidos é fácil a imprensa extrapolar suas atribuições.
Portanto, o Brasil também deve adotar a regulação da mídia, porém, sem censurá-la, nem retirar seu caráter investigativo, ou seja, mantendo sua liberdade, mas, ao mesmo tempo, evitando e punindo seus excessos.
Comentários do corretor
Ótimo texto! Aborda o tema proposto de forma clara,objetiva, bem elaborada, crítica e coerente, além de apresentar ótimo domínio da linguagem escrita padrão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |