Com a tecnologia cada vez mais presente na vida cotidiana do cidadão(,) as notícias correm como na velocidade da luz. Tanto a imprensa como as pessoas físicas publicam o que bem entendem. Nesse sentido faz-se necessário uma regulamentação para que as regras se tornem claras e igualitárias a todos.
Hoje, sabe-se que prevalece, perante à Constituição Federal, o direito de livre expressão e a vedação à censura no país, porém muitos usam de tais artigos para denegrir a imagem do próximo, muitas vezes sem provas, e cabe ao acusado provar sua inocência nas acusações. Para piorar, em diversos casos mesmo com o esclarecimento dos fatos o acusado já é tomado como culpado.
Não se fala em regras que regulem conteúdos, mas sim que deem o direito de resposta ao acusado, que as notícias sejam verídicas e comprovadas e que versem sobre as punições de quem for pego na mentira.
É inegável que a imprensa jornalística, por exemplo, ajuda em muitas investigações nas quais a polícia desconhece ou mesmo tem dificuldades para angariar provas, porém é verídico que muitos meios de comunicação inventem inventam notícias para aumentar suas audiências.
Outros ramos já possuem regulamentação e elas se mostram úteis à população, a qual possui conhecimento dos seus direitos e sabe que uma vez lesado poderá reclamar e resolver seu problema perante à a justiça, são casos como telefonia, água, pesos e medidas, energia elétrica, vigilância sanitária etc.
Além disso, a mídia tem papel importante na vida da população, é necessária para o conhecimento e aprimoramento dos cidadãos e deve trabalhar com o intuito de ajudá-los e não de enganá-los ou mesmo de atentar contra a reputação e idoneidade de uma pessoa ou instituição.
Portanto, conclui-se que é preciso elaborar uma regulação para a mídia no Brasil, não para censurar conteúdos, mas sim para normatizar e deixar todas as regras iguais e claras a todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal, à grafia correta das palavras e ao uso da crase.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem elaborada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |