Aprisionamento da informação - Banco de redações


O Brasil precisa adotar a regulação da mídia?

Enviada em: 16/11/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    Regular sim, censurar não. Assim como em outros países, o Brasil viver vive um dilema a respeito do conteúdo transmitido pela mídia que de certa forma sofrem influências de alguns grupos sociais a favor de seus interesses, pois existe uma manipulação das informações, (;) a invasão de privacidade se contradiz com os direitos humanos, além do mais, o povo brasileiro já sentiu na história o que foi a censura em sua fase mais cruel.

     É inegável que haja a manipulação nos meios midiáticos, através de monopólios e oligopólios que comandam o que será veiculado em suas matérias jornalísticas(,) o que afeta consideravelmente a pluralidade e a parcialidade dos conteúdos. Porém, países como Alemanha e Reino Unido vêm adotando um sistema que incentiva a formação de opinião por vários ‘’ângulos ‘’ de uma notícia.

       Ademais, a invasão de privacidade comandada pela mídia, demonstra o quanto este meio precisa de uma regulamentação para que se mantenham os direitos de cada cidadão(,) não podendo este regulamento interferir na liberdade de expressão empregada pelos jornais informativos.

       Por conseguinte, a implantação de uma censura prévia já ocorrida no Brasil deve servir de exemplo para que não haja mais erros relacionados à mídia, caso esse ocorrido na Era Vargas onde o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), controlava todos os meios informacionais, uma forma alienante empregado empregada pelo governo. Dessa maneira a regulamentação terá que ocorrer de forma imparcial(,) sem que nenhum grupo ou cargo social venha a se beneficiar.

       Em suma, uma norma que sirva de exemplo para qualquer meio conteudista de comunicação será vista como uma medida benéfica, pois irá tronar tornar o sistema informativo mais igualitário e livre de manipulação. Portanto o governo deve atender tal processo para que qualquer notícia ganhe não apenas uma versão a ser defendida, mas que cada cidadão escolha sua versão a defender, (.) não só o bastante a mídia em si pode incentivar projetos que garantam um olhar diferente para suas reportagens envolvendo Estados, cidades e bairros, que seus cidadãos constituam a notícia.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão das frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente