A imprensa sempre se caracterizou por transmitir ideias, revelar abusos, principalmente àqueles aqueles cometidos pelos governos autoritários. Devido às realizações de denúncias desses governos, num período de momento* os mesmos exigiram a não veiculação dessas informações, assim surgiu à a censura.
Com a censura sendo aplicada, a sociedade foi em busca de seus direitos, no propósito de conquista de liberdade de imprensa. Pois, por meio dessa liberdade, os meios de comunicação e os indivíduos teriam o instrumento da democracia.
Nos dias atuais, os meios de comunicação se tornou um formador tornaram formadores de opiniões e podem alavancar tanto progressos quanto instabilidade em um país, podendo ir, além disso, como por meio da invasão de privacidade.
Um caso recente ocorreu no Reino Unido após os escândalos envolvendo jornalistas que usaram grampos telefônicos ilegais para ouvir conversas de políticos e celebridades. Devido (a) esse exemplo o Partido dos Trabalhadores (PT), após (a) eleição ganha da presidenta Dilma Rouseff(,) trouxe de volta ao Brasil a discursão discussão de da necessidade de regulação da mídia.
Enfim, proposta de regulação de da mídia no Brasil, forneceu a grande parte da imprensa brasileira o voto não a favor contra, pois acreditam que é uma estratégia do governo para influenciar dos conteúdos. Assim(,) caso seja aprovada a regulação(,) o governo não poderá aplicar regras que poderar poderão ir contra os direitos da imprensa, que por lei é vigorada.
Comentários do corretor
* Expressão sem sentido.
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto, porém as ideias precisam ser um pouco mais organizadas e claras, e há espaço para uma abordagem mais crítica sobre o tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |