Há 50 anos, o Brasil enfrentou um período de repressão moral e ideológica com a Ditadura Militar. Os meios de comunicação foram um dos setores mais manipulados, os quais sofriam o controle integral do Governo às suas veiculações diárias. Diante desse demasiado histórico, o país novamente pesquisa uma alteração na mídia, porém, dessa vez baseada na livre democracia.
Um dos grandes problemas que se destaca é o excesso do sensacionalismo presente nos jornais e programas de entretenimento. Os telespectadores(,) sem notar tais artimanhas, permitem ser conduzidos pela imparcialidade sociopolítica de muitas emissoras. Desta forma, as pessoas ficam alienadas acerca da realidade que as rodeiam, seja a crise esportiva ou até de saúde publica.
Obviamente, a frente governamental deve ser cautelosa diante do assunto. O Estado é laico, não totalitário, porém, é corrupto. A mídia, acima das suas divergências tendenciosas(,) tornou-se uma ótima ferramenta na denúncia de escândalos municipais, estaduais ou federais. Conquanto, a questão que deve ser analisada de fato é a verdadeira finalidade da “Reforma midiática”; se esta é uma maneira de melhorar o conteúdo acessível à população ou uma forma de filtrar as notícias de interesses particulares.
Grande parte dos profissionais da área comunicativa depende das novidades, dos conflitos; é o que sustenta suas carreiras. Mas a curiosidade exacerbada causa também uma extrema falta de respeito quando é confundida a vida pública com a vida privada do noticiado, rompendo o direito à privacidade. Esse dilema propiciou a atitude da Rainha Elizabeth II, que sancionou o regulamento da mídia no Reino Unido após os escândalos do uso indevido de escutas telefônicas por jornalistas.
O acordo mais sensato que poderá ser firmado diante de tantas adversidades é o estabelecimento de regras que garantem garantam a liberdade de expressão, mas ao mesmo tempo amenizem a divulgação de conteúdos difamatórios(,) sejam quais forem seus fins. A constitucionalidade exigida em mudanças desse gênero ficará evidenciada na aplicação de projetos que foquem a resocialização aos que não respeitarem a nova regulação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |