Limites e Liberdade - Banco de redações


O Brasil precisa adotar a regulação da mídia?

Enviada em: 09/11/2014

Status:

Corrigida
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    No Brasil, a principal conquista, pós ditadura e em outras épocas, foi justamente a liberdade de expressão, o fim da repressão, a conquista de direitos, ou seja, democracia para os brasileiros em todos os aspectos. A impressa imprensa é o meio de não ficarmos “ no escuro” com o que acontece no país. Mas, até que ponto essa democracia é favorável ao governo e às pessoas? Até a liberdade precisa de limites, pois, quando acaba o direito de uma pessoa, começa o de outra.
    Diferente dos países islâmicos, onde muitos repórteres estrangeiros foram assassinados, onde as pessoas fogem por não poderem ter opinião, no Brasil, as pessoas têm direito à escolha de seus governantes, têm direito à escolha de sua profissão, podem se manifestar contra algo que vai de encontro a seus interesses, como: aumento drástico do transporte público, educação de má qualidade, podem fazer projetos de lei, dentre outras declarações de vontade. E isso é, muitas vezes, oportunizado pela imprensa. Entretanto, a mídia também tem um lado muito negativo na influência de nossos jovens. Podemos citar, o padrão de beleza impulsionado o tempo todo aos adolescentes, às mulheres e até aos homens, como a propaganda de suplementos musculares, carros, e outros. Há poluição visual em programas e novelas de televisão, internet, outdoor's. Isso não termina.
    No entanto, assim como boas notícias, crimes políticos também são noticiados pela imprensa por meio da internet ou (,) da televisão ou dos jornais impressos. E, nesse caso, essa democracia não é vista com bons olhos pelas autoridades constituídas, e por isso, muitas informações são omitidas do povo, o que está levando a esses (a) governantes a pensarem em uma regulação da mídia, justamente para evitar a difusão da corrupção crescente, como vimos atualmente: o mensalão, o caso da Petrobrás, e vários outros acontecimentos que fizeram com que a presidente Dilma enfrentasse uma acirrada eleição. Mas, com essa regulação teremos nossos direitos de publicidade e conhecimento vedados, isso é democracia? Por outro lado, notamos que a mídia, em muitos aspectos, também favoreceu à presidente, por exemplo: falando massivamente sobre o Bolsa Família, benefício financeiro, que embora de valor insignificante, pesou bastante na escolha presidencial da população pobre. 
    O papel da mídia é proporcionar a democracia, é informar, é reduzir distâncias. Então, tem que haver: mais esclarecimento das pessoas, consequentemente, patrocínio educacional; mais controle dos conteúdos transmitidos aos jovens e crianças, com respeito a censura (?); órgãos controladores e reguladores de conteúdos; consciência por parte imprensa de respeitar a vontade daqueles que não desejam falar ou serem filmados; mais espaço para os profissionais da informação em eventos de interesse nacional, que, às vezes, não é respeitado, e muitos desses profissionais são agredidos. E assim, a democracia, a liberdade de expressão e o acesso à informação serão exercidos como determinado pela Constituição Federal.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, e à coesão no texto.

Alguns trechos precisam ser escritos de forma mais clara, assim como a ideia exposta no trecho marcado com o sinal de interrogação deve ser melhor elaborada, uma vez que se mostra incoerente com o restante do texto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente