Os grandes países democráticos têm na regulação da mídia uma ferramenta de fundamental importância para a sociedade. Estados Unidos, França, Alemanha e agora o Reino Unido já fizeram a sua regulação, que nada mais é que distribuir de forma igual o tamanho das empresas de comunicação, não deixando ninguém reter um monopólio.
Não é justo que um grupo, ou uma família mande em toda mídia nacional, como existe atualmente no Brasil, uma só empresa com um império, dona sozinha de rádio, TV aberta e fechada, jornais, revistas e canais na internet, (.) o governo quer distribuir esse poder por todos os estados, dando autonomia as às mídias regionais, e não submeter os estados as às diretrizes das grandes emissoras do Rio de Janeiro e São Paulo.
A TV aberta do Brasil é a maior responsável pelo divertimento e pela cultura da classe C brasileira, se você chegar na casa de um pobre brasileiro não encontrará jornais, livros, computador, CDs, Filmes ou até rádio, mas com toda certeza encontrará um aparelho de televisão. Fato! Assim é necessário necessária uma atenção especial do governo e da sociedade para essa realidade, e mudar para melhor, fazendo com que as televisões estaduais cresçam de maneira equilibrada, dando oportunidade para os profissionais regionais, explorando mais sua cultura e fortalecendo seus laços.
No Brasil existem 27 estados, mas parece que só tem dois, pelo menos para a grande mídia ! Os times de futebol também não existem, a grande mídia só dá ênfase para o futebol do sudeste e com isso os outros times não têm mídias e não ganham patrocínio e não crescem, (.) é importante para o governo, para a sociedade e para a cultura nacional que a regulação seja efetivada. Assim ou as maiores emissoras de TVs darão mais importâncias aos outros 25 estados ou elas acabarão, como acabou acabaram as grandes gravadoras de músicas do país. Como aconteceu com a internet, a regulação da Mídia deixará o Brasil, mais unido, menos injusto, mais igual e mais rico, é um passo no presente levando o país para o futuro.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto sob uma ótica interessante e coerente. No entanto é possível elaborar argumentos mais persuasivos para defender seu ponto de vista.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |