A liberdade de expressão, amplamente tratada e assegurada pela Lei Magma Magna do país, (Constituição Federal), é um direito a ser preservado na sociedade. No Brasil, os meios de comunicação de massa, tais como: televisão, rádio e jornal(,) dentre outros, são tidos como principal fonte de produção de conteúdo e informação. Porém, deve-se atentar ao fato do conteúdo gerado nesses meios não ser fiscalizado por um órgão específico, acarretando um problema organizacional no meio midiático brasileiro.
A sociedade brasileira vive em meio a um monopólio midiático no qual um cidadão dificilmente opina sobre o conteúdo difundido na mídia. Elucida tal afirmação o fato de grandes emissoras, preocupadas apenas com o fim lucrativo, não transmitirem material cultural e educacional suficiente à população. A exemplo de países europeus, como Alemanha, um órgão específico é responsável pela fiscalização do conteúdo produzido. Nesses países, o indivíduo que desfruta do conteúdo difundido na mídia pode mais facilmente ser ouvido, ou seja, ter sua queixa ou sugestão recebida e colocada em prática para um fim social desejado.
Ademais, como formador de opinião pública, meios de comunicação têm grande papel, direta ou indiretamente, no nível cultural de uma nação. Em geral, a população é influenciada por aquilo (que) é veiculado por elas pela mídia. Não raro vemos pessoas de todas faixas etárias compartilhando vídeos, mensagens e outros conteúdos que se depreendem de uma notícia, ou acontecimento, destacados na mídia.
È É possível dirimir a problemática discorrida através da criação de um órgão, ramificado entre as diferentes esferas de geração de conteúdo, - televisão, radiodifusão, dentre outras- para a fiscalização da mídia, bem como atuar como um mediador entre a sociedade, ou poder público, e as fontes de conteúdo
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso devido de conectivos e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |