Vivemos margeados por conflitos sociais e impasses políticos ao longo da evolução das tecnologias e de meios informacionais. As grandes revoluções dos últimos anos, como a Primavera Árabe e as Revoluções de Junho de 2013, formaram-se a partir de organizações virtuais, que foram às ruas e derrubaram governos ou causaram desordem generalizada.
A evolução de mídias alternativas favoreceu ao longo dos anos, um aumento no contingente de uma população engajada e fortalecida por desejos de mudanças. As informações veiculadas pelas grandes mídias, energizam medidas paliativas por parte dos governantes. É o que já ocorre em países de grande desenvolvimento, como Reino Unido e os EUA. O Brasil, entretanto, ainda discute a possibilidade da regulação informacional, como meio de conter o avanço popular sobre a influência do Estado.
No entanto, o que se vê através das medidas conservadoras, é o rompimento com a liberdade de expressão, realçando a alienação dos povos e a formação de uma massa desorientada e, portanto, facilmente manipulada. Com base nisso, deve-se romper o papel estatal na regulação midiática, evitando a alienação popular. É necessário também, romper com o controle do poder informacional pelas grandes marcas, favorecendo também as pequenas editoras no mercado nacional.
Dessa forma, é válido ressaltar a importância da força popular, tendo em vista direitos e liberdades previstos na constituição, aliada à redução dos limites impostos pelo estado, através da repressão e por meio de estratégias obsoletas e conservadoras. Consequentemente, é possível romper com a demagogia e alienação, preservando a sociedade da retomada de ideais e manipulações sob caráter totalitarista.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, bem desenvolvida e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |