Nos últimos anos, vem-se discutindo vem sendo discutida a criação de uma lei para a regulação da mídia no Brasil, e o governo federal e sua base aliada são os principais sustentadores dessa ideia, e usam como argumento que servirá para a democratização dos meios de comunicação.
Em países onde existem orgãos reguladores de mídia, as leis são utilizadas para o combate contra conteúdos inadequados(,) além de, fazerem com que sejam veiculados veiculadas matérias educativas, como nos EUA, onde as regras têm visões liberais e, quem é o verdadeiro regulador da mídia, são o mercado e a opinião pública.
Entretanto, em nosso país tais propostas têm enfrentado oposição dos meios de comunicação que temem que sejam prejudicados com eventuais censuras e mesmo à a diminuição da liberdade de expressão, do mesmo modo a oposição no congresso, que teme que isso seja o início de uma ditadura bolivariana.
De fato, deve-se temer tais pretensões visto que, a ética do atual governo e suas alianças são duvidosas, também, deve-se à falta de clareza sobre tal lei e à a quem e de que forma se aplicaria(,) e, além do ao risco de aparelhamento por parte do governo do orgão ao seu favor, algo que de certa maneira ocorre em outros órgãos e institutos.
Portanto, deve-se ter cautela em relação à criação de leis, principalmente, as ambíguas que podem ser intepretadas da maneira que se interessa, pois elas podem ser um risco à democracia e a à liberdade de expressão, principalmente, no que tange os meios de comunicação e ao pensamento livre de cada indíviduo, (.)pode-se haver uma lei ou órgão que regularmente a mídia, mas, (este) deve-se ser benéfico à democracia e as leis devem-se ser claras e não sem fundamento lógico.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à coesão das ideias.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível construir uma visão mais crítica, informativa e abrangente a respeito do tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |