Onde a liberdade de imprensa e os direitos do cidadão se encontram.* - Banco de redações


O Brasil precisa adotar a regulação da mídia?

Enviada em: 04/11/2014

Status:

Corrigida
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     O surgimento da imprensa foi uma das revoluções mais importantes (após a escrita), ocorrida na era moderna, pois com ela vieram novas concepções de difusão de informações. Atualmente, a mídia se comporta com obsessão na busca por informações a qualquer custo, e isso muitas vezes ultrapassa os limites, pois ocasionalmente os direitos de outras pessoas são infringidos. Por isso, essa atuação da mídia deve ser fiscalizada e regulada de alguma forma.

     Por todo o mundo existem casos de abusos da imprensa em busca de notícias, como a utilização de grampos em telefones particulares, e às vezes até modificam uma informação através do sensacionalismo, onde há o exagero com o objetivo de emocionar ou escandalizar. Isso, além de agredir os direitos de liberdade de cada cidadão, fere também os princípios éticos.

     Porém, muitas pessoas (inclusive a imprensa), alegam que a regulação da mídia gera a perca perda da liberdade de imprensa, e quando a mídia não tem a liberdade de poder anunciar qualquer notícia, ela se torna suscetível à censura e à manipulação para favorecer às elites sociais.

     Assim, faz-se necessário um acordo entre ambas as partes. Primeiramente, o estabelecimento de uma regulação mínima da mídia pode auxiliar a fiscalizá-la para que o direito de nenhum cidadão, nem os princípios éticos sejam feridos. Ao mesmo tempo pode-se evitar qualquer meio de manipulação e censura. Para isso, é preciso realizar a criação de um órgão independente que regularize esse setor.

     Portanto, como vivemos em uma democracia, todos temos direitos (e) deveres, e a nossa liberdade possui certos limites para que não atinjamos os direitos do próximo. Isso é um princípio de como se viver em sociedade, onde e a mídia também está inserida nesse meio.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título

Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao uso devido de conjunções.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente