Há algum tempo que a questão dos radicalismos religiosos como o do islamismo, voltam aos noticiários internacionais, desta vez com o Estado Islâmico, chocando e barbarizando leitores pela crueldade de seus métodos, seu rápido avanço territorial e sua influência até no ocidente com o recrutamento de simpatizantes.
Existe a possibilidade de brecar esses avanços, reforçando a segurança das regiões não dominadas pelo extremistas. Vemos como exemplo do Estado Islâmico, que o Irã e Turquia podem ser armas de controle do crescimento geográfico deste grupo, já que fazem fronteira com as regiões dominadas pelos radicais que são o nordeste sírio e toda parte de Norte a Leste Iraquiano.
Lembramos também que a região do oriente médio é grande produtora de recursos energéticos como o petróleo, que é o que financia todo armamento pesado utilizado pelos guerrilheiros islâmicos. Já foi visto até na mídia que a diplomacia não funciona nestes casos, sendo necessário um enfrentamento para controle desses recursos para assim enfraquecer as forças rebeldes.
Islamitas estão espalhados pelo mundo, e não é ético tentar fazer uma desestimulação desta religião fora de suas regiões dominantes, mas pode-se desmistificar que a Guerra Santa, seja o caminho para um mundo ideal. Na Espanha podemos colocar como prática desta ação, o enfraquecimento do ETA, que é um grupo radical e busca através de atentados a à Independência do País Basco.
Os setores de inteligência do mundo devem trabalhar em conjunto com setores de segurança, para prever, preparar e monitorar suspeitos como aconteceu em caso recente na Malásia, em que suspeitos foram presos acusados de tentar se unir com o grupo terrorista em Istambul na Turquia.
Por todas estas ideias apresentadas, a complexidade do tema pode ser simplificada com ações semelhantes das apresentadas, sendo aplicáveis também a todos e qualquer grupos radicais, como por exemplo, as FARC na América do Sul e o IRA no Reino Unido, sempre sabendo diferenciar os aspectos de cultura da região com radicalismos praticados por grupos específicos.
Comentários do corretor
* Possível
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |