O radicalismo é um fator presente em grande parte do globo, utilizado para expor opiniões que não venham vêm à a calhar para a maioria, e/ou para impor opiniões e ideologias na cabeça das minorias sem que as mesmas possuam formas de defesa, e, caso possuam, forem diminutas, e vice-versa.
Um exemplo disso é a Bíblia: possuidora de várias formas de entendimento, pode ser lida por uma vertente radical que pode disseminar seus ideais mesclados com a interpretação que teve da mesma tentando impor seu pensamento à a todos independentemente da religião que segue.
Bem como a mudança do Velho Testamento para o Novo Testamento, algumas ideologias presentes na Bíblia sofrem alterações, porém, outras não. Algumas dessas tendo enfoque principal nas mulheres, como: elas devem ser submissas ao homem e não poder podem falar na igreja por ser "vergonhoso", são seguidas por alguns cristão radicais que levam a leitura da Bíblia ao "pé da letra".
Contudo, o mais importante a ser feito para combater qualquer tipo de radicalismo é adiquirir adquirir conhecimento. Este é uma arma importante para conter qualquer ato radical que possa ferir tanto físicamente quanto moralmente alguém.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase e à concordância verbal.
O texto aborda apenas um pequeno aspecto da proposta. Observe que na coletânea há textos relacionados ao Estado Islâmico e suas ameaças no Oriente Médio, o que sequer foi comentado nesta redação. Atenção ao tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |