Muitos afirmam que a religião é sempre benéfica para o indivíduo. Porém, quando exacerbada, pode causar conflitos. O Estado Islâmico é um exemplo de radicalismo religioso e demonstra diversas outras causas para suas reinvidicações violentas.
O extremismo desses grupos é consequência dos problemas evidenciados pela população local. A fome, o desemprego, o analfabetismo, a pobreza e outras mazelas as quais fazem parte do cotidiano dos países do Estado são catalisadores para a eclosão de movimentos como esse.
Outrossim, os jihadistas – Membros de organizações islâmicas radicais – e suas práticas tiveram repercussão mundial. A utilização de redes sociais como o twitter e o facebook auxilia na propagação de fotos, vídeos e mensagens de ódio às minorias e aos Estados Unidos.
Dessarte, é preciso que se interfira nos países integrantes do Estado Islâmico. A ONU deve criar uma política assistencialista que desenvolva economicamente a região, diminuindo os problemas sociais enfrentados pela população. Além disso, os sites devem censurar as mensagens enviadas, dificultando a divulgação das práticas e coibindo futuros adeptos. Dessa forma, a fagulha do problema seria apagada.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma simples, objetiva, clara, informativa e crítica.
Atenção, no entanto, ao uso devido da crase: ela deve sempre concordar com o número do substantivo a que está ligada, isto é, usada no plural quando tratar-se de algo no plural.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |