Ainda está muito longe do mundo conseguir superar todos os desastre que vem acontecendo. As pessoas estão cada vez mais fazendo justiça por conta própria, o que está tornando-se um caos para todos os países. Nenhum lugar está impune a isso, porém, é nos países subdesenvolvidos que é apresentado um maior número de casos, devido a problemas em setores, tais como, na segurança, educação, etc.
Aos poucos nosso mundo está se tornando um campo de guerra. Com certeza, a palavra chave de tudo isso é “segurança”, governadores precisam investir nesse setor, aumentando o número de defensores públicos, colocando-os na rua o tempo todo, além disso, deve-se pensar em uma punição maior para os crimes bárbaros, fazendo com que alguns criminosos pensem antes de agir. Motivar também é um grande começo, partindo principalmente das escolas, que podem dar palestras de conscientização cidadã aos jovens, afinal, os jovens são o futuro.
Países em desenvolvimento ainda não são capazes de tomarem algumas atitudes em relação ao radicalismo, devido à baixa economia, além de uma governança desorganizada. Precisariam de ajuda dos grandes países, porém, nada é feito sem objetivo de sair lucrando, afinal vivemos em um mundo capitalista.
Por tanto Portanto, deve-se pensar em conscientizar as pessoas, através de palestras, tentando formar cada vez mais pessoas conscientes**, o que no caso precisaria de investimentos não só em segurança como também na educação. Além disso, os países devem tentar unir-se entre si, podendo assim ficar cada vez mais forte e bem visto em todos os setores.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
** Isso já ficou claro com o trecho anterior "deve-se pensar em conscientizar pessoas".
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância verbal e à coesão nas frases.
O texto não aborda o tema proposto. A questão é sobre o combate a grupos radicais, como o Estado Islâmico, que ao menos foi citado no texto. Fuga ao tema é zero no Enem.
Continue exercitando sua escrita e atenção ao tema proposto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |