Ao se fazer menção ao nome do jornalista James Foley, é impossível não lembrar do vídeo em que o mesmo aparece fazendo um pronunciamento e em seguida é decapitado. A barbárie que chocou o mundo , fomenta a discussão de como se combater atos radicalistas, realizados por grupos que (se) intitulam (como) seu próprio estado.
A existência de grupos extremistas não se restringe apenas ao ''Estado Islâmico'', a prova disso é a atuação do ''El Shaabab'' na Somália e do ''Talibã'' no Afeganistão. Estes grupos promovem o recrutamento de civis, realizam ataques com bombas e ordenam a imposição de novas regras, porém nada disso pode ser comparado com as ações desumanas da facção terrorista que vem avançando no território iraquiano. Tais ações não se resumem apenas à a estas que foram citadas anteriormente , em vídeos postados na internet é possível ver assassinato em série de civis e pais ensinando seus filhos à a nutrirem ódio , por quem não seja professante da fé islâmica. Porém vale ressaltar que em uma entrevista concedida a uma emissora brasileira de tv, líderes islâmicos refutaram tais atos e disseram que o princípio de sua religião é o amor e respeito ao próximo.
Enfim, pode se concluir conclui-se que nem todo adepto da fé islâmica concorda com as ações realizadas pelo grupo e a ideologia de seus combatentes. A melhor forma de se combater radicalismos praticados não apenas pelo ''Estado Islâmico'', mas por todos os grupos que possuem um alto grau de fanantismo fanatismo, é a busca por uma maior consciência em se ter respeito ao próximo, prezando por sua dignidade, negando qualquer ideal sanguinário e controlando a propagação destes, visto ue que alguns europeus abraçaram as causas do grupo representando um sério perigo à paz mundial. Devemos nos lembrar do que disse o músico Renato Russo ''Nenhuma guerra pode ser santa''.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e informativa. No entanto o assunto polêmico exige uma conclusão um pouco mais crítica e exemplificada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |