Os ataques ocorridos no Iraque têm preocupado as autoridades do mundo todo, até jornalistas estão sendo torturados e mortos, existem vários grupos extremistas, e um dos mais violentos é do estado islâmico, grupo mulçumano fundado em 2004, instituído depois da queda de da Al Qaeda de Osama Bin Laden. Diversos jovens de várias nacionalidades estão ingressando ao no grupo, atraídos por ideia religiosa ideais religiosos, o que está levando a à inquietação de vários pais(,) e países da Europa e os Estados Unidos temem ataques terroristas.
A violência do radicalismo do grupo mulçumano pretende implantar uma nova política chamado chamada de califado, que defende o não homossexualismo, mulheres todas cobertas, usando burca, a expansão cada vez mais maior do domínio territorial. Muitos fies fiéis a este grupo cometem esses atos de terror em nome de Deus, justificando suas ações com base nos ensinamentos do Alcorão e seguindo os exemplos do profeta Maomé.
Jovens de várias nacionalidades são alistados ao grupo, acredita-se que o desemprego e a crise de identidade faz com que esses jovens sejam atraídos pela propaganda do estado islâmico que promete um novo caminho de vida, muitos são recrutados pela própria internet em qualquer lugar do mundo.
Combater o radicalismo não é uma tarefa fácil, precisará de muito esforço, diálogo com todos os países incluindo também a ONU para frear essa onda de violência que vêm vem vitimando inocentes e fazendo mulheres de refém, sendo vítimas de violência sexual e sofrendo a maior humilhação. O estado islâmico é a maior ameaça à segurança nacional na visão de vários governos ocidentais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, á grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e informativa, porém falta o desenvolvimento de um raciocínio mais crítico em relação ao tema, que desencadeie uma conclusão que sugira meios de combater o estado islâmico de forma mais plausível.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |