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Os conflitos de guerra existentes no Oriente Médio vêm ocorrendo há séculos, embora somente nas últimas décadas tenhamos tomado conhecimento do assunto. Isto porque depois dos atentados ao World Trade Center, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, o então presidente Bush organizou seu exército com o objetivo de retaliação, e desde então a potência tem apoiado grupos terroristas da Síria, rivais do Estado Islâmico, o qual originou-se da Al-Qaeda, liderada por Saddam Hussein, o mentor do ataque. Mas será que esta é, realmente, uma forma eficaz de se combater o radicalismo do EI?
O Estado Islâmico, conhecido internacionalmente por ISIS (Islamic State of Iraq and Syria), é um grupo radical criado por Abu Bakr al-Baghdadi, e tem sua ação inspirada no jihad, livro do Alcorão em que descreve a guerra santa. Com isso, seus intergrantes visam dominar terras na região (da fronteira) do Iraque, com a Síria. Em contrapartida, frentes de combate nestas regiões contra-atacam em sua defesa.
A divulgação de vídeos de degolamento de dois homens, um inglês e outro americano, por um terrorista encapuzado(,) é uma ameaça que demonstra a intenção de domínio e conversão obrigatória aos princípios islâmicos. Inclusive, cristãos são mortos em massa por não aceitarem seguir os regimes da religião muçulmana. Por outro lado, centenas de estrangeiros têm deixado suas casas para se aliar à guerrilha, como o caso recém noticiado de um jovem brasileiro.
Percebe-se que a raiz de todo este mal é mais profunda que os canhões possam destruir, e há o risco de que sejam usadas bombas nucleares num ataque final. Na literatura as guerras trazem paz, mas na realidade perpetuam a destruição até que se extinga a humanidade. Pessoas inocentes sofrem sem que possamos nada fazer. Mas a mudança tem que começar mudando o futuro da geração. "Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo", como diz a paquistanesa vencedora do prêmio Nobel, são as armas mais poderosas para mudar esta triste realidade.
Comentários do corretor
Ótimo texto! Bem elaborado, coerente com o tema e crítico.
Atenção apenas à pontuação e à coesão das frases.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |