O Estado Islâmico, assim como a Igreja Católica nos tempos medievais, está tomando posse de grandes territórios, poder geopolítico e econômico, e descaradamente usando a religião como um pretexto para matar “infiéis” e propagar a violência. Joana D’Arc e Galileu Galilei foram vítimas famosas mortas pela Igreja Católica nos velhos tempos; hoje, são civis e jornalistas de outros países.
Na inquisição, processo pelo qual era-se eram julgados os réis infiéis (ou heteres hereges), as vítimas passavam por torturas ou morriam (dependendo de suas sentenças). O atual derrame de sangue que assusta o mundo, não se diferencia deste método imbecil e errôneo de lidar com determinada religião.
A diferença destes dois acontecimentos, além de temporal, é, até então, proporcional regional. Antes evolvia toda antiga Europa, e hoje o Oriente Médio.
Cerca de 60% das reservas petrolíferas estão armazenadas no Oriente Médio. Ou seja, este “movimento” do Estado Islâmico, mundialmente falando, cria uma instabilidade política e econômica para a região. A visão mais pessimista da ponte entre o petróleo –riqueza –instabilidade e conflitos, confirma que não viveremos sem o petróleo nesta, e outras décadas que virão.
Combate: a desarticulação de grupos que ferem os Direitos Civis e também da religião (que foi manipulada) deve ocorrer o mais rápido possível. São válidas todas as tentativas sociais da ONU para que, literalmente(,) abaixe a poeira deste grande redemoinho causador de conflitos locais, que geraram efeitos globais negativos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal, à grafia e ao uso correto dos sentidos das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e informativa. No entanto, é possível articular melhor as ideias e os argumentos e construir um texto com argumentação mais convincente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |