Alguns militares do Regime Militar no Brasil e indivíduos do grupo terrorista do Estado Islâmico, apesar de serem pessoas de distintos contextos, ambos se relacionam com ações desumanas, (;) os primeiros cometerem cometeram barbaridades contra os seus "irmãos", os segundos ainda cometem. Como esse este grupo atual ainda está em atuação, muitos especulam sobre uma solução, a fim de que mais vidas não sejam ceifadas, o que atualmente se mostra complexo.
Razões para isso não faltam. O Estado Islâmico foi se desenvolvendo aos poucos, ao longo dos anos, desde 2004, mas, em 2014, esse mesmo está se tornando um dos (grupos) radicais mais conhecidos da atualidade, já que várias mortes por causa dele estão ocorrendo - tal como os as dos norte-americanos. A organização e os seus adeptos se mostram consistentes, existem pessoas ligadas ao grupo até mesmo do outro lado do mundo - no Ocidente - , por isso as medidas para contê-lo precisam ser muito bem elaboradas, para que não ocorra atentados terroristas nessa última região.
A atual situação desse mesmo grupo terrorista não é ruim. Com pouco mais de nove anos de existência, as ferramentas principais - tal como armamentos, bombas e adeptos - parecem ter atingido o um ápice de desenvolvimento necessário para ir de encontro àqueles que se mostram contrários aos valores virtuosos do Islã tradicional. Soma-se isso à ligação extremamente forte dos muçulmanos com a questão religiosa, especialmente a relação entre esses e o seu livro sagrado, denominado Al Corão, que constitui-se o alicerce do Estado Islâmico.
Devido a isso, as propostas para diminuir os atentados desumanos feitos por esse grupo são difíceis de se elaborar. Os motivos se mostram evidentes, além do estado atual dele. Assim, é necessário que promovam as mesmas, mas de forma cautelosa, para que assim possam diminuir atrocidades e matanças - que também foram verificadas no Período Ditatorial.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras,à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao uso coerente das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma informativa, usando uma referência que foi bem contextualizada e, por isso, funcionou bem, ilustrando as ideias. No entanto, é possível organizar melhor a escrita de modo a tornar o texto mais claro e crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |