A guerra religiosa em alguns países do Oriente Médio ganhou destaque na mídia faz alguns meses, o principal motivo é a barbaridade e frieza dos terroristas que em nome da religião estão matando brutalmente quem é contrário aos seus ideais. Organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU) tentam arrumar maneiras de combater o radicalismo, porém, até o momento observa-se que as tentativas foram frustradas, pois a guerra continua. Mesmo diante de tamanha atrocidade esses grupos têm ganhado adeptos até mesmo no Ocidente.
Logo, um dos maiores questionamentos é feito “como combater esse tipo de guerra?”, diante do exposto, percebe-se que é uma tarefa difícil, porque, envolve a cultura religiosa de uma região. A religião muitas vezes é tida como justificativa para vários atos e o pior disso é que quem age em pró prol de sua religião, dependendo da crença, não tem medo da morte ou nem mesmo de matar já que tudo se justifica.
Uma forma seria a intervenção da ONU, ou qualquer outra organização, porém que conseguisse atingir a raiz do problema, que é mudar a maneira de pensar dos radicalistas, por isso a dificuldade de intervenção. Outra forma de lidar é mudando o tipo de governo, no Oriente Médio em diversos países observa-se que predomina um governo autoritário enquanto isso a população sofre com a pobreza, o desemprego, com a falta de estudos entre outras coisas, e um povo alienado, sem conhecimento fica mais suscetível à dominação e a guerras civis, como são povos que levam a religião ao extremo, mais uma vez veem uma maneira de justificar seus atos.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto sem se aprofundar na questão do Estado Islâmico especificamente, o que o tornou um texto superficial e generalista. Atenção à proposta e aos elementos disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |