O Estado Islâmico ou ISIS tem causado temor em todo mundo, mediante suas práticas hediondas que friamente são divulgadas à a todos. Países ocidentais e árabes têm formado coalisões coalizões para deter a expansão deste grupo, e tentar resguardar o frágil "mundo civilizado" que ainda existe naquela região. Contudo, será essa a melhor forma para combater o ISIS?
Se olharmos do ponto de vista histórico, parece que o que os EUA estão fazendo agora, é muito similar ao que foi feito à há um pouco mais de 10 anos contra o Afeganistão. O grande problema da nossa situação atual é que não se pode negociar com o ISIS. Uma negociação de caráter diplomático ou com intervenção de outro país está fora de cogitação. Portanto, numa situação onde qualquer esforço pacífico não é possível, e diante de atrocidades como as que eles praticaram e têm praticado, adicionando também o objetivo de manter a liberdade que ainda existe lá, uma frente ofensiva se mostra como uma boa forma de combater.
Este problema não vai ter fim. A raiz deste problema não está no ISIS como grupo ou califato califado, mas sim como caráter,cultura, pensamento. Não necessitamos de exemplos para mostrar que quando uma cultura provoca o ódio de forma muito exacerbada em um povo, os resultados podem ser desastrosos para gerações e até para a humanidade.
Diante do exposto, fica claro que uma frente ofensiva deve sim parar este grupo de assasino assassinos. Mas não devemos esquecer da "velha receita": para um mundo melhor, educação, respeito e tolerância são fundamentais(.)
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto é possível explorar melhor os elementos da coletânea para construir um texto mais crítico e informativo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |