Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, o oriente médio passou a ser uma área de grande visualização visibilidade dos ocidentais, notícias de ataques terroristas, invasões, guerras e mortes, sempre lotam as manchetes, e mais recentemente houve um avanço dos Estado Radical Islâmico, que promove a “guerra santa”, que usam da violência e do medo, para propagar os princípios do Al Corão.
Vídeos de decapitações, são as mais recentes amostras da violência dos extremistas, juntamente com os conflitos internos e regionais, transmitem o terror não só pelo oriente médio, mas também no mundo como um todo. O radicalismo dos islâmicos, que têm na guerra o meio de consolidar a sua fé, juntamente com os ocidentais que também só conhecem a guerra como meio para a promover a paz, deixam o mundo em um momento de grande instabilidade e insegurança.
Apesar da maioria dos Estados presentes nas Nações Unidas, serem favoráveis ao conflito armado para conter o avanço da violência dos radicais, ainda tem aqueles que defendem o diálogo e também concessões de ambos os lados, (.) muitas das reivindicações dos extremistas são legitimas(,) como, autonomia em suas terras e a formação de seus Estados independentes, em contra partida contrapartida a “guerra santa” tem que ser cessada.
Desta forma, é de grande urgência que uma atitude seja tomada para conter a violência, apesar da guerra ser em um primeiro momento uma solução, ela apenas faz recuar os extremistas, que voltarão a atuar na mais recente oportunidade, tornando o conflito em um círculo vicioso, o diálogo das Nações Unidas com os líderes dos movimentos, negociando suas exigências em troca do fim da violência, é uma oportunidade para uma paz mais duradoura.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e á grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível explorar melhor os elementos da coletânea e construir um texto mais informativo e crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |