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Como combater radicalismos como o do Estado Islâmico?

Enviada em: 11/10/2014

Status:

Corrigida
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    Nas últimas décadas, o ocidente tem tentado levar democracia e progresso à a diversos locais onde existem governos autocráticos, entretanto, as formas utilizadas não estão trazendo os resultados esperados, e diversos grupos radicais terroristas vêm surgindo conforme essas intervenções ocorrem, especialmente no Oriente Médio e parte da Ásia.
  Assim, essas intervenções, têm como objetivo livrar nações de governos autoritários e trazer a democracia e progresso ocidentais para as populações locais, porém, essas interferências causaram instabilidade na região e, diversos grupos étnicos e religiosos que viviam em parcial paz, viraram-se um uns contra os outros, um exemplo disso é a Líbia que vive uma guerra civil entre grupos étnicos, também no assim como Iraque e na Síria desde 2012 entre grupos étnicos e religiosos.
  Portanto, o ocidente e especialmente os EUA, tem maior grande culpa em relação ao que ocorre hoje nessas regiões, pois os mesmo treinaram e financiaram grupos que mais tarde viriam a se virar contra ou não colaborar com eles, um exemplo disso é Bin Laden, que na guerra do Afeganistão recebeu auxílio dos Estados Unidos no combate a URSS na década de 80,  ainda nos dias de hoje o ocidente treina e financia grupos que lutam contra regimes autoritários, entretanto, isso não mostra-se como uma forma eficaz de levar democracia, pois esses grupos ainda continuam, após receberem tais beníficios benefícios, a se virarem contra o ocidente e não haver democracia alguma, além de, haver guerras civis contínuas entre grupos pelo poder.
 Assim sendo, a utilização de armas para a obtenção da  democracia e progresso não tem demonstrado ser uma forma eficaz de levá-las para essas nações, e para combater grupos radicais existentes, deve-se sim utilizar armas, pois, não existe diplomacia para com eles, pois mesmo que demonstrem se importar com direitos humanos ou com a liberdade, em primeiro plano estão seus objetivos, os quais, não abandonam, e os governos autocráticos poderiam ser parte da solução, claro se não violarem os direitos humanos, pois essa forma de governo está impregnada na cultura destes povos e talvez não saibam ainda como utilizar a democracia, fazendo assim uma gradual abertura de governo, (.) também levar deve ser levada a educação, pois ela é que forma o cidadão e otira o tira da  ignorância e (,) evitando assim que o mesmo exerça alguma forma de radicalismo no futuro.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.

Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, analítica e informativa.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente