Alvo de muitas polêmicas: (,) a religião se ampliou de tal forma que adentrou em diferentes meios da sociedade. O radicalismo Islâmico é o maior dos exemplos, nele não há separação entre Estado e religião, essa última circunda em ambiente político, econômico e cotidiano. No Ocidente, onde os países são geralmente laicos, são raros os casos de extremismos, mostrando então a importância da neutralidade.
Os adeptos do radicalismo Islâmico seguem o seu livro sagrado, o Alcorão, de forma minuciosa, absorvendo até mesmo trechos incoerentes. A submissão da mulher, a ofensiva contra o Ocidente e ao capitalismo, além da Guerra Santa, ressalta a desordem que o fanatismo religioso pode causar. A Guerra Santa se sintetiza como ‘’Guerra pela paz’’, onde excessos são cometidos, onde inclusive tudo é válido, até mesmo matar o semelhante para impor sua doutrina, evidenciando assim, o seu caráter contraditório e repugnante.
A religião deve pregar à a harmonia entre os povos. Em um mundo tão diverso, respeitar o outro é viável para se fazer valer o equilíbrio. Excluir a concepção maniqueísta é saudável, porque não existe religião ‘’correta ou errada’’ desde que se pregue o amor e a verdadeira paz.
Abrir caminho junto à heterogeneidade é conveniente, pois leva ao um quadro de independência pessoal. O Estado deve ser imparcial, e como mediador da segurança interna deve se manter atento ao que ocorre em seu território, situações de intolerância e violência são inadmissíveis, devendo punir com vigor os que insistirem em impor o que julgam ser o certo.
Desse modo, a inserção de determinada religião ou qualquer outro fator como predominante se mostra conturbada ao gerar a aversão perante as demais. Para se contornar tal problemática é necessário abandonar a concepção maniqueísta e adotar a prática do chamado Estado laico, assim tem-se espaço todos os pensamentos e crenças.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém falta um pouco mais de crítica. O Estado Islâmico, foco da proposta, não está interessado em um Estado laico, pelo contrário. Diante dessa realidade, o que fazer?
Leia a coletânea com atenção e desenvolva um texto crítico, usando suas informações.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |