O diálogo pode evitar uma guerra? - Banco de redações


Como combater radicalismos como o do Estado Islâmico?

Enviada em: 07/10/2014

Status:

Corrigida
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        Nos últimos meses já foram quatro decapitações de homens que trabalhavam de forma voluntária na região da Síria e Norte do Iraque, pois essa maneira brutal de assassinato tem um responsável: O Califado Islâmico.

         O califado ou califa* é o sucessor do antigo Maomé na nação islâmica e tem o poder de apricar aplicar a lei sobre toda aquela população a qual segue o Al Corão – Livro Sagrado  do Islã – sendo a bíblia daquele povo.

         Uma mãe viu seu filho brasileiro em foto de uma revista nacional onde o mesmo estava com uma roupa de exército trabalhando para esse grupo. Essa mulher em entrevista disse:”eu vou até Lá ver meu filho,não sei se consigo trazê-lo de volta,mas eu vou”. E agora eu pergunto**: será que Ela conseguirá? Imagino inúmeras revoluções ou revoltas existentes nesse país que seriam evitadas se existisse uma simples conversa entre as partes envolvidas ou ainda quantos problemas seriam resolvidos sem brigas nucleares se um dos lados desse o “braço a torcer” ao outro. Até mesmo as duas grandes guerras poderiam ser ter sido evitadas se houvesse uma simples conversa dizendo o que quer um do outro,e quantas pessoas não morreriam nesse confronto. Talvez se tivesse existido esse diálogo quando aconteceu a primeira decapitação nós teríamos evitado as outras três. Falo** isso também (serve) para o Comandante Islâmico, pois não foi exigido nada em troca do refém por Eles morto,então a culpa é atribuída as às duas partes.

          Saliento** que para a pacificação da Palestina, Faixa de Gaza e Estado Islâmico tem que existir a sensibilidade daquela mãe que ao ver seu filho na revista foi ao encontro dele sem medo de ser bombardeada ou fuzilada pelo próprio filho,ela foi pelo amor de mãe  e nos temos que fazer isso por amor ao próximo, porque não queremos ver mais mortes, por uma política salvadora e não destruidora de casas, cidades, países e famílias.

Comentários do corretor


* Califado é o "Estado", califa é o sucessor de Maomé. Um diz respeito ao local, o outro à pessoa. Atenção.

** O texto dissertativo é impessoal. Não use expressões em primeira pessoa. Atenção às características do texto dissertativo.

O texto apresenta falhas de sentido, do tipo de texto e também ortográficas, como grafia incorreta das palavras e uso indevido da crase.

Quanto ao tema, a redação demonstra conhecimento superficial do assunto, sem uma análise verdadeiramente crítica. Leia mais a respeito.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente