Antes de tentar combater é necessário entender(:) o que é radicalismo? O radicalismo é uma filosofia que usa métodos extremistas para impor uma ideia. Dada essa informação, constata-se na história mundial vários fatos radicais como o do Estado Islâmico.
O holocausto(,) regime liderado pelo ditador alemão Adouf Adolf Hitler que pregava a ideia de “raça pura”(,) exterminou mais de 6 milhões de pessoas entre judeus, ciganos e homossexuais. O apartheid(,) regime “segregação racial” ocorrido na África Sul(,) foi a separação entre negros e brancos, em que negros não poderiam se relacionar e nem frequentar os mesmos lugares que os brancos, (.) o maior opositor, Nelson Mandela, foi exilado por 27 anos.
No Brasil, os colonizadores escravizaram índios e negros submeteram eles e os submeteram a viverem em condições sub-humanas e refém reféns de castigos e (;) muitos morreram. A ditadura militar foi outro fato a ser lamentado na história nacional, os seus líderes usavam a força e poder que tinham para punir quem se opusesse.
Melhor forma de combater é mudando o pensamento dos indivíduos, enquanto não tivermos pessoas preparadas para conviver e respeitar os direitos e (a) diversidade do outro(,) não teremos paz. Porque todos esses fatos partiram de um pensamento (de) superioridade de um determinado indivíduo que impôs de forma violenta a sua ideia. Para que isso ocorra não depende apenas das organizações e sim de cada um de nós.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de uma forma superficial, citando casos de extremismo mas sem se aprofundar no combate ao desafio atual, no caso o do Estado Islâmico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |