Não é de hoje que o terrorismo árabe vem assombrando o Ocidente. Os Estados Unidos sempre esteve estiveram nos holofotes deste cenário. O principal combatedor combatente desse tipo de radicalismo. Agora com o Estado Islâmico, está tomando medidas corretas, porém não suficientes a longo prazo.
O grande erro dos Estados Unidos é dar patrocínio a facções e grupos rebeldes "inofensivos" para lutar contra as facções que são ameaçadoras. Esse grupos se fortalecem e depois, se tornam ameaça.
O terrorismo se originou com os judeus, na época em que contestavam que houvesse um Estado judaico, a ideologia do sionismo. Assim como os judeus há alguns anos atrás, atualmente o EI veio para trazer de volta o califado, em que o Estado prega as leis islâmicas, praticamente um Estado do islã.
A falta de conhecimento, que causa a alienação religiosa é o grande tumor do Oriente. Conhecimentos básicos de direitos humanos, liberdade, igualdade e diversidade são essenciais para que essa sociedade evolua.
Podemos citar como um exemplo a inesquecível época da história, em que a Igreja Católica dominava a política, a Igreja-Estado. Esse período, também era marcado por assassinatos contra heresia ou bruxaria, por exemplo, além das Cruzadas, que levaram até crianças à batalha pela retomada da Terra Santa.
Ao perder sua autoridade sobre a política(,) tais guerras cristãs (que podem ser comparadas com as guerras santas do islamismo) foram se degradando aos poucos.
Se houver alguma saída para essa calamidade, ceifadora de vidas inocentes em nome do radicalismo religioso, ela tem que partir da ruptura do islamismo com a política árabe. Não exercendo sobre o Islã papel maior do que espiritual.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |