O estado Islâmico (EI) criado em 2003 por Abu Ayyub al-Masri, foi classificado pelo Organização das Nações Unidas (ONU) e pela mídia internacional do Ocidente como grupo terrorista do Oriente Médio. O grupo assenta suas ideologias no livro sagrado do Islã, o alcorão, com interpretações radicais e com o objetivo de universalizar a fé islâmica e lutar contra as pessoas que vão contra à suas ideologias. Dessa maneira, é importante que os países do ocidente e oriente reúnam-se para tomar medidas críticas para combatê-los ou amenizar os ataques.
Recentemente o EI vem promovendo ataques no norte do Iraque, fronteiriça fronteira com a Síria; decapitaram os norte-americanos James Folley, Steve Sotloff e o britânico David Hainess, ameaçando as pessoas que não fazem parte da sua ideologia de morte, tendo como base o a Al-qaeda, organização fundamentalista islâmica que visa reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
Muitos líderes, estudiosos e até mesmos islamistas criticam as atitudes dos extremistas. Segundo a Agência Brasil, Barack Obama proferiu que o grupo terrorista é um “câncer” e “não tem lugar no século 21”. O estudioso e islamista Mathieu Guidère, professor do Islã na universidade de Tolouse, disse: “todos os grupos islâmicos querem o califado”. Mas o Estado Islâmico que anunciou a criação do califado, “é assimilado ao terrorismo, a massacres”, explica à AFP, com base na Revista Exame.com.
A alienação religiosa e a falta de conhecimento e discernimento político e religioso contribuem diretamente e indiretamente para os conflitos. Portanto, todos os líderes dos países ocidentais e orientais deveriam se reunir e planejar um plebiscito sobre qual medida (é a) melhor a ser tomada, além de auxiliar com dinheiro e equipamentos para o combate, pois está em jogo não só a paz mundial como também a vida de milhares de inocentes.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |