Diante de um contexto de várias crises, crise de energia, econômica, ambiental, dentre outras, uma discussão sobre reforma política entra em debate, sobre qual é a solução do problema. Nesse sentido, para que haja reforma deve haver mudanças que permeia permeiem todas as áreas de uma sociedade fraterna, igual e liberal. Fazendo assim, com que a reforma seja para o bem da humanidade.
Uma sociedade fraterna tem uma relação de amizade e companheirismo entre os cidadãos. Dessa forma sabe-se que na atualidade as pessoas e políticos almejam sempre o seu bem próprio em detrimento do bem comum. (,) Deixando assim uma constituição não representativa.
Além disso, uma sociedade igual é aquela em que os reconhecimentos e punições são igualmente iguais para todos. Porem não é o que as pessoas vêem no dia a dia, pois sabe-se que há pouca punição para os cidadãos que detém um maior poder aquisitivo e nenhum reconhecimento para a base do proletariado. (,) Fazendo assim, com que exista um abismo social.
Com isso, uma sociedade liberal será incompatível. Fica evidente que se não há igualdade e fraternidade entre os cidadãos será impossível haver liberdade entre eles, pois a liberdade seria uma sociedade apenas com o mínimo de aparato judicial, pois os cidadãos iriam ter consciência de seus atos.
Nesse contexto, é evidente, portanto, que para haver uma reforma política devemos ter uma reforma moral. Para que a reforma seja eficiente, devem ocorrer mudanças fraterna, igual e liberal fraternas, iguais e liberais. Logo, o governo deve primeiro investir maciçamente em educação(,) pois como disse John Locke “as pessoas são fruto de seus conhecimentos”, subseqüente, o investimento deve permear a saúde e alimentação, garantindo assim os bens básicos para a sobrevivência. Pois só assim as pessoas conseguiram conseguirão uma sociedade idealizada por Robespierre na revolução francesa(.)
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância verbal e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, crítica e coerente. No entanto, há espaço para o desenvolvimento de pontos mais objetivos, com a exploração de elementos da coletânea.
Continnue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |