Recurso natural mais valioso do planeta,a água vem se tornando um bem cada vez mais escasso e inacessível a toda população mundial.Em virtude de alterações climáticas,causadas muitas vezes pela interferência humana no meio ambiente,o volume de chuvas e a quantidade de água potável disponível vêm diminuindo drásticamente em diversas regiões do planeta.
O risco de escassez hídrica é iminente,segundo perspectivas da OMS(Organização Mundial de Saúde) cerca de 50 países enfrentarão dificuldade no abastecimento de água nos próximos anos.Tal fato já é visto ,por exemplo, em algumas regiões do Oriente Médio, onde barris de petróleo,devido a à gravidade da situação,vêm sendo trocados por água.No Brasil,essa situação atualmente é vista ,de maneira mais aguda, no estado de São Paulo ,que vive a pior estiagem de sua história, situação que provocou a queda vertiginosa dos níveis dos reservatórios e a consequente necessidade de racionamento em várias regiões do estado.
Dentro desse contexto,verifica-se que a interferência humana no meio ambiente tem contribuído para o agravamento da situação,já que ações danosas para a natureza,como as que provocam a poluição de rios e oceanos,o desequilíbrio da fauna e diversas alterações climáticas pelo planeta,estão diretamente ligadas à questão de escassez hoje vivida.
Posto isso,fica claro que diante desse panorama preocupante,medidas como o investimento em campanhas publicitárias que divulguem a importância do uso racional da água e a aplicação de sanções a quem desrespeita o meio ambiente devem ser priorizadas.Ademais,também é importante que a população se conscientize de que a água,apesar de ser um recurso ainda abundante,não é inesgotável.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, concisa, coerente e crítica, usando elementos disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |