Educação: um processo que deve ser adotado - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade é um fator histórico que assola toda uma sociedade desde muitos anos e Karl Marx foi um dos expoentes que destacou essas ideias e foi em prol de uma distribuição de renda mais igualitária, como apregoava o seu Manifesto Comunista em função do operariado, e sua teoria Reformista  - que dizia que os países - independente da renda per capita - deveriam investir no seu desenvolvimento para assim garantir direitos iguais à todos. Os fatores que contribuíram para a permanência e continuidade da desigualdade até os dias atuais foram o êxodo rural, as migrações e as condições econômicas dos países, que determinaram a expansão deste problema no mundo.
   O crescente poder do capitalismo dividiu as nações em classes que se diferenciam através da quantidade de riquezas que possuem e assim fez com que a população se tornasse imiscível e com uma mentalidade individualista e(,) a partir disso(,) muitas vezes preconceituosa e praticante de atos que são considerados inconscientes e desrespeitosos. A evolução deste regime de caráter mais liberal também influenciou empresas e indústrias que(,) fomentando o poder de compra dos consumidores e desenvolvendo cada vez mais produtos tecnológicos com o objetivo de deter riqueza(,)s não se importam com o uso de matérias-primas, prejudicando diversos setores para alcançar suas metas em detrimento ao próximo. 
   Há segmentos industriais - como aqueles que tinham em vista a mecanização agrícola - que são destaques para o processo de desigualdade pois a tecnologia empregada e que atravessou fronteiras de terras, deslocou famílias obrigando-as a recomeçar suas vidas em centros urbanos considerados para elas um ambiente diferenciado(,) no qual essas pessoas não têm a formação necessária para serem supridos pelas grandes empresas por falta de conhecimento intelectual.
   Em nosso mundo contemporâneo precisamos atender as às nossas necessidades, no entanto isso deveria ser feito de forma organizada(,) analisando a melhor maneira de alcançar esses objetivos, como no caso da agricultura que deveria ser mais investido em nosso país na forma de jardinagem visto que as famílias poderiam continuar em seus locais habituais realizando seus trabalhos como forma de garantir seus empregos para reduzir a quantidade de pessoas que formam os desempregados ou aqueles que exercem atividades sem o devido registro(,) como nos deparamos com ambulantes nas ruas. Os métodos adotados pelo governo como as medidas de assistência, cotas e outros tentam minimizar os efeitos de um processo de exclusão que vem sendo devastador ao longo dos anos, por isso a preocupação em favor de trazer benefícios a à sociedade é fundamental(,) para que as famílias que vivem ciclos de pobreza possam(,) através da educação(,) romper essa situação pertinente em suas gerações, para que possam ter qualidade de vida e participar ativamente da economia da nação(,) contribuindo para o desenvolvimento da mesma.    

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto explora o tema proposto, porém a pontuação falha prejudicou em certo grau o entendimento dos argumentos, pois o texto ficou mal estruturado.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente